terça-feira, 11 de março de 2008

Tempos modernos


"Dependência digital"

Agência FAPESP

"Em meados de 1996, o número de usuários de internet no planeta era estimado em 37 milhões, equivalentes a 0,88% da população da época. Dez anos depois, 15,7% do mundo navega pela rede de computadores, com um total que já passou o primeiro bilião de usuários, segundo dados do serviço Internet World Stats.

Em pouco tempo, a internet tornou-se parte fundamental da vida pessoal e profissional de boa parte da humanidade, mas tanto a sua importância como os efeitos que acarreta nos usuários ainda não são bem compreendidos. Por conta disso, Diane Wieland, directora do Programa de Enfermagem da Universidade La Salle, nos Estados Unidos, decidiu investigar como o excesso de uso tem afectado os internautas.

A pesquisadora analisou estudos comportamentais conduzidos desde 1997 para tentar traçar um panorama da dependência de internet. Os resultados foram publicados em artigo na revista Perspectives in Psychiatric Care.

Diane destaca que o carácter de doença é reconhecido pelos especialistas. Os termos “dependência de internet” e “uso patológico da internet”, por exemplo, já constam do Diagnostic and Statistical Manual da Associação Psiquiátrica Norte-Americana.

A pesquisadora afirma que, embora seja uma valiosa ferramenta para comunicação, a internet “tem propriedades que, para alguns indivíduos, promovem comportamentos viciosos e relacionamentos interpessoais de falsa intimidade”. Ela estima que de 5% a 10% extrapolam o uso da internet de alguma forma, o que daria, no mínimo, 50 milhões de pessoas.

Segundo a pesquisadora, a internet tem mudado a maneira como as relações pessoais são iniciadas e desenroladas. Aqui, a rede apresenta diversos pontos positivos, como uma ferramenta que pode ajudar no estabelecimento de contactos pessoais. Do lado negativo, há um grande risco do surgimento de contactos superficiais e de falsa intimidade, “que podem desenvolver-se com elevada frequência”.

“A dependência de internet é experimentada diferentemente por homens e mulheres. Homens estão mais interessados na busca de informações, em jogos e em cibersexo. Mulheres usam mais como apoio para amizade, romance ou como mecanismo de reclamação dos seus parceiros”, diz o artigo.

Diane nota que, especialmente na questão do sexo virtual, ou cibersexo, as relações feitas por meio de computadores tendem a formar um triângulo com o relacionamento real do internauta. Mas a passagem do virtual para o real é comum, a ponto de a infidelidade ter sido um dos problemas mais frequentemente mencionados nos estudos.

“Os indivíduos afectados também demonstram incapacidade de controlar o uso e podem apresentar factores como depressão, alcoolismo ou transtorno obsessivo-compulsivo”, afirma Diane. "



Vou apagar isto tudo...salve-se quem puder!!!! ehehehehehehe ;)






12 comentários:

Rato disse...

nonsense, eu dependente digital pergunto: cibersexo? tenho que comprar algum acessório para ligar via USB? dói? permite o re-play? informações detalhadas precisam-se... ;)

Anónimo disse...

deu-te para desistir do nonsense??
pois discordo completamente da senhora no que diz respeito à diferenciação entre buscas cibernéticas masculinas/femininas.
por outro lado, acho que convém marcarmos todos uma consulta ao psicólogo ou ou psiquiatra ou a outro psi qualquer just in case ahahahaha

Anónimo disse...

só para dizer que gostei da foto. tenho que experimentar... até porque a minha biblioteca no wc tem mesmo que ser revista e actualizada ehehehe

Rato disse...

Dá-me musica...

fotógrafa disse...

rsrsrs...muito verdadeiro este post!!!
adorei nonsense...abraço e obrigada pela tua visita ao meu recanto discreto...
...e acho que dentro em breve vai chegar a portugal os acessórios que darão inicio ao cyberswexo, respondendo ao ratito...rsrsrs

BOLG disse...

Rato: Só doi na primeira vez...
Rato2: "Me neither...belive me!"
Cassamia: Eu também. Aliás, já fiz "muntas" dessas figurinhas parvas no WC... Hoje em dia é mais iPod.

Rato disse...

Bolg, e se o hidráulico não obedece ao interruptor de fim de curso? como é? vai prò maneta? ehehehehe

Kapikua disse...

desconfio que quem gozou mais o prato dos dependentes da internet foi mesmo a psi

African Queen disse...

Linda, a foto tá demais... demais em todos os aspectos :) Bolas! Eu não gosto de dependências. A internet é uma bela ferramenta de trabalho, de lazer, de informação, de contacto, mas continuo a preferir as pessoas ao vivo e a cores e poder usar todos os meus sentidos em todas as situações :)
Beijinhos!!

nonsense disse...

rato: tens de perguntar à dotôra...ela plus bistus é q andou a estudar as relaçºoes do puôbu com a mánica, qué cumo quem diz, com a birtualidade da cousa!

cassamia: a sinhora é q fez o estudio, ela lá debe saber...acredito q o mulherio num tenha sido burdadeiro...o retrato retrata a re-an-li-da-de!

rato: dessa música não!heheh

fotógrafa: tu abisa qd xigarem, primas!!! ;)

bolg: ipoda-te ipoda-te e dp diz q te corre mal! (não me perguntes q tb não sei o q isto quer dizer!)

kapikua: as psis é q sabem e o resto é cumbersa! diz-me, os homens têm uma tara por psis, não têm?

queen: imaginas o puôvo com selos na cabeça pra deixar o vício? beijinhos!!!!!

BOLG disse...

Nonsense: não tem ipodtância nenhuma...

Jonas disse...

Então se vais apagar, é melhor não dizer nada!