sexta-feira, 7 de março de 2008

Comentário ao rato acabadinho de ser usado como post

rato,
Uma de cada vez...por favor!
O meu poder de síntese está em baixa pelo que comento apenas:
Portugal 1 - Finlândia 5...
O que nos distingue da Finlândia é a organização social... vá, vou comentar obrigatoriamente a manisfestação de amanhã.
Penso que os professores não têm medo da avaliação! Os professores manifestam-se porque ao processo atarantado da mesma está subjacente a culpa do descalabro da educação no seu cartório! É injusto! E não é à toa que as escolas que primam no ranking são colégios privados onde o sucesso advém dos meninos serem bem culturalmente, economicamente e socialmente, privilegiados e isto, independentemente da excelência do professor!
Um dia ouvi o seguinte: os alunos aprendem com o professor, sem o professor e APESAR do professor! Com isto não quero desvalorizar o papel da figura do educador...apenas referir que a educação é abrangente e é da responsabilidade de todos, incluindo os alunos. Neste caso os projectos das escolas, o trabalho conjunto, tão afamado, até hoje, deixa de fazer sentido...
Este sistema de avaliação incide num alvo e como tal é injusto. A ESCOLA é um todo, logo é esse todo que tem de ser avaliado: toda a comunidade escolar. Aí teriam de ser exigidos os serviços efectivos dos psicólogos (que não há ou se há é como nos sistema de sáude, o doente é chamado à operação depois de morto e enterrado!), assistentes sociais, centros de saúde e culturais locais, o envolvimento dos pais, melhores condições de trabalho (conheço tantos professores que gastam do seu próprio bolso porque precisam de dar uma matéria e para isso necessitam de meios mais rebuscados ou até mesmo para suprir a falta de material básico dos alunos!)...etc...etc...As cotas de excelência são ridículas! Os professores tem as mesmas funções na generalidade! Se um é excelente, então que vá para ministro da educação dar uso à pólvora que descobriu!!!!!

AVALIAÇÃO SIM MAS A TODA A ESCOLA, AO GOVERNO, A TODA A SOCIEDADE!

(entretanto postei esta resposta porque apetece-me "falar" mais ainda...pode ser que me piquem!)

7 comentários:

Rato disse...

nonsense, concordo com uma abordagem sistémica do problema. O que nos falta como colectivo (povo) é a capacidade que os nórdicos (no geral) possuem de análise. Nunca na História (a mais longa da Europa) deste país conseguimos aprender com os nossos erros. Sempre reagimos, nunca agimos. Dotados de 'elites' culturalmente pobres, não podemos tirar de onde não há. Quando os afectos que deviam existir entre pessoas são transferidos para cães e gatos, estamos conversados sobre a dedicação dos pais aos filhos. Depositados às 7 e recolhidos às 19 , é à escola que compete substituir a família. Como de uma mercadoria se tratasse, os pais acham que estão a ser mal substituídos.

... a intenção era só dizer que concordava...

BOLG disse...

Bah...

Anónimo disse...

ainda tás em processo de avaliação?? xigasti a alguma conclusão? diz-me. :)

nonsense disse...

Rato: gracias pela concordância, pena é quando se tem de concordar em relação a algo tão triste.

Bolg: bah é pouco, fala home! tu fala! BAH É POUCO :)-

Cassamia:é um processo muito complexo..quando cehgar a alguma conclusão digo-te imediatamente! ;)-

BOLG disse...

Acredita: Bah, já é muito!

nonsense disse...

Bah é fácil!!!!!!

BOLG disse...

Eu sou da opinião do Rato: Este país é o mais antigo da Europa.
E ao analisar isso descobrimo-nos:
Porque ninguém aqui fez nada para balançar o barco. É o que fazemos.