quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

o incêndio a chuva a aridez


A seca chegou este ano com a baixa precipitação (entenda-se, este ano é a constatação da impossibilidade). Mas o problema da falta de água ameaça tornar-se estrutural na sociedade portuguesa caso o processo de desertificação, que atinge já 36% do Continente, não seja travado (torna-se estrutural quando debaixo de um qualquer mesmo tecto os olhares não se beijam, nem sequer se cruzam). Os custos económicos da crescente aridez dos solos não estão ainda estimados, mas há já actividades na linha de frente das preocupações agricultura, turismo e sector energético podem sofrer graves consequências (assumo as consequências, anseio o coração de pedra) .





19 comentários:

Anónimo disse...

deixaste-me boquiaberta e sem capacidade para te responder. brutal!
cassamia
(espero que o teu solo não seja atingido, e o que o teu anseio não seja preenchido,seria uma pena nonsense, até porque a primavera existe sabes?)

BOLG disse...

a culpa é certamente dos espanhóis... e dos ingleses que vêm perder filhos pro Allgarve.
Eu advogo: corte-se. Tudo. Zap.
Autonomia (independência, melhor) pro Allgarve, Madeira (com a vantagem de, sem ter money do contenênt, transformar-se num paraíso fiscal e atrair os tubarões...).
Pegar nos polícias e pô-los de 10 em 10 metros ao longo da fronteira. E os bombeiros regarem os campos com as suas mangueiras.

Quanto ao resto (as letras gordas) é um problema de perspectiva. Nunca encontramos o que perdemos quando procuramos, e no dia seguinte está mesmo á frente dos olhos. Eu digo: krxsxpd

PS. este post é o último da semana. Daqui pro futuro só uma vez por semana. Tá tudo maluco...

Igor disse...

há claramente dois elogios a fazer: o texto em si e, creio que o mais surpreendente, a magnífica base da sua concepção: absolutamente GENIAL.

ou em português: chiça, pá, porreiro comó raio! :)

nonsense disse...

Maria: falta ainda passar o inverno.

Bolg: kxbsgd, pra ti, eheehhheeheheheh e andamos todos malucos!

Jazzy: OBRIGADA, no entanto,o texto da calamidade da seca não é meu, apenas os apartes da calamidade do coração...

Rato disse...

passado este tempo todo, o campo ressequido que os profetas da desgraça da quercus profetizavam como perdidas, estão verdes. daquele verde entre as ruínas. dias após um incêndio, uma infinidade de pequenas plantas começa a brotar na terra ressequida e o engraçado é que são pequeninas, insignificantes. como explica a ciência essa força indomável que as impele para a vida?

nonsense disse...

Rato:não são insignificantes, pelo contrário...são a prova de que há mtas coisas que nos ultrapassam, a ti, a mim, à ciência...

Rato disse...

nonsense, olhando para aquela coisita verdinha a deitar a 'cabecinha' de fora, só posso dizer insignificante. como é que uma semente, resiste a temperaturas elevadas, e depois ao primeiro aumento de humidade na terra, germina, gesta, rompe com uma força superior ao seu tamanho, rompe aquela crosta ressequida e aparece à luz do dia, é realmente de nos deixar estupefactos! a ciência não explica tudo, é um facto. aquele impulso que é desencadeado por factores meramente físicos é o quê?
partindo de átomos estúpidos, criamos moléculas,agregando-as criamos um ser!
mas já me perdi! a ideia inicial era outra. antes de passar o inverno, às primeiras humidades já a semente germina...
devíamos ser sementes estúpidas!!!!

nonsense disse...

essa tua ideia é mto existencialista...foi uma ideia que me atormentou(e às vezes continua a fazê-lo)pq não se encontra o sentido do ser...para o ser...de se ser...

agarro me a outras coisas estúpidas como esta ideia de globalidade, inter-relação, ligação...
"Todas as coisas, por um poder imortal, de perto ou de longe, de maneira secreta umas às outras estão ligadas tão bem que não podes colher uma flor sem perturbar uma estrela"

O inverno já tá a passar!

incêndio, chuva, aridez, crescimento...o eterno retorno.

Rato disse...

"não podes colher uma flor sem perturbar uma estrela" ou como definiu Edward Lorenz, matemático, no chamado Efeito de Borboleta na Teoria do Caos, normalmente este efeito é ilustrado com a noção de que o bater das asas de uma borboleta num extremo do globo terrestre, pode provocar uma tormenta no outro extremo no espaço de tempo de semanas".
Até aqui nada de novo!

"O inverno já tá a passar!", isso é que é fé!

"não se encontra o sentido do ser...para o ser...de se ser...", não se encontra sentido?
conheço quem em momento menos bom se tentou suicidar (mulher atirando-se de janela) ficou aleijada, desloca-se com dificuldade, mas está viva! nunca mais tentou.
O sentido é só um, o daquela coisita verde nascendo no meio do negro e da desolação indiferente a tudo.
Para cima ou para a frente consoantes estamos deitados ou de pé!!!!!!!!!!!!!

nonsense disse...

deitados?

Rato disse...

é assim, se a semente está de pé, só tem que andar para a frente. temos que avançar, progredir, vencer as dificuldades. é simbólico, isto da semente andar!
se a semente caiu, se estás no chão, tem de te levantar, logo 'up', para cima! e só depois caminhas e vences!
pensaste o quê?! ;)

nonsense disse...

isto é da má ventilação no meu portátil!
;)

Rato disse...

pois, que isto de sementes, tem que se lhe diga, não é só enterrar na terra e 'prontos'! é uma arte, uma ciência, requer conhecimentos, alguma prática...

nonsense disse...

e algum sentido figurado, ja agora!
(boneco com língua de fora, não sei pôr!)

Rato disse...

figurado, não concordo caríssima colega. isto de agricultura é uma actividade bem real, não parece, mas é. não parece, porque os produtos vêm de espanha. mas lá é uma actividade real. imagine até, que o 2mates são cultivados em estufas, para não apanharem frio durante o inverno!!!!!

nonsense disse...

hoje em dia até já se congelam os tomates! a agricultura já quase não suporta a mudança climática e a globalização impele-nos a mamar as frutas exóticas dp de estarem 50 000 horas num avião...passa-se-lhes um "líquedo" abrilhantador pra nos fazer rir os olhinhos lembrando o verão...
a macrobiótica (alimentação) tem uma teoria: apenas devemos consumir fruta da época e da zona...mas que época? as estaçºoes estão maradas!
Por falar nisso...não te cheira já a Primavera?? o frio já perdeu o cheiro, já se confunde...

a mim já me confundiu, continuo no mesmo, deve ser da má ventilação!

Rato disse...

não nego, que têm estado uns dias de sonho. só que não há bem que sempre dure, nem mal que não acabe! sabia?

nonsense disse...

a senhorita nonsense sabe.
oh se sabe.

Rato disse...

ah! afinal sempre está para chegar a prima Vera!!!